Erros comuns na troca de óleo da moto
Quando falamos de troca de óleo, nem sempre o proprietário segue as recomendações escritas no manual pela fabricante, sem a informação correta acaba afetando a vida útil do motor.
Não trocar o óleo ou atrasar a troca.
Muitos adiam a troca do óleo ou tem o costume de completar, isso até ajuda mas não substitui a troca em si, vale lembrar que o óleo que fica na parte inferior acaba perdendo viscosidade e eficiência, oque afeta na vida útil do motor e engrenagens.
Utilizar óleo lubrificante de carros.
Quando se faz o uso de outros lubrificantes que não sejam para motos, a lubrificação se torna totalmente deficiente, a moto tem um sistema integrado, ou seja o mesmo óleo do motor lubrifica engrenagens do câmbio e embreagem integrados, já o carro possui sistema separado com diversos reservatórios e tipos de lubrificantes.
Não trocar o filtro do óleo.
Até fabricantes recomendam que faça a troca do filtro a cada duas trocas do óleo mas vale lembrar que com o tempo o filtro fica com acumulo de óleo velho oque acaba influenciando na sua funcionalidade. Como o valor do filtro é inferior, recomenda-se sempre ficar atento e fazer a troca periódica do filtro de óleo.
Gostou das dicas?
Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades e informações do Universo MA.