Faça a sua Pesquisa:

COMO FREAR A MOTO CORRETAMENTE

- Devo usar o freio dianteiro, o freio traseiro... ou ambos?


O equilíbrio no uso conjunto dos freios é crucial para a dinâmica de uma motocicleta. É por isso que a maioria das motos têm controles individuais de freio dianteiro e traseiro. Na maioria das situações devemos utilizar os dois.


- Existe uma ordem certa para acioná-los?


Quando quiser frear em uma menor distância possível, primeiro pare de acelerar o motor. Use o freio trazeiro para iniciar a frenagem da moto, após utilize o dianteiro para a moto parar de vez.


- A eficiência do freio altera com a velocidade?


Quanto maior a velocidade, mais difícil será frear a moto e maior a distância necessária para ela parar. Em alta velocidade, o peso para a frente deslocará com a velocidade também, e isso significa que você deverá começar mais cedo a acionar o freio dianteiro.


- A roda dianteira pode derrapar se eu usar somente o freio dianteiro?


Normalmente não. A roda dianteira é susceptível de derrapar de forma incontrolável e pode até jogá-lo no chão se você acionar a alavanca de freio com muito mais força que o necessário de acordo com a situação e o tipo de piso em que estiver.


Se você aplicar força no freio dianteiro de forma gradual (progressiva), a roda dianteira poderá até derrapar, mas esse processo normalmente será controlável.


Gostou das dias?

Você também pode gostar de:


Para ficar sempre por dentro das nossas notícias cadastre-se abaixo: